Férias Escolares: Aproveite para Consulta Preventiva com Dentista

As férias escolares são um sinônimo de diversão para as crianças e por que não aproveitar esse momento para cuidar da saúde dos pequenos? Consultas periódicas com o odontopediatra, profissional especializado em crianças e adolescentes, são fundamentais para prevenir doenças que podem afetar todo o organismo.

Neste artigo, você vai entender a importância de levar as crianças ao odontopediatra, as doenças que podem ser prevenidas e tratadas a partir desse hábito, assim como, o porquê desse período de férias ser o ideal para as consultas preventivas. Continue a leitura e saiba mais.

Leia também: TUTORIAL: Como Escovar os Dentes com Aparelho

A Partir de Qual Idade a Criança Deve Ir ao Dentista?

As visitas ao odontopediatra devem começar antes do primeiro ano de vida da criança, para que ela se acostume com o ambiente, com o profissional e com os procedimentos realizados, evitando, dessa forma, a ansiedade gerada ao dentista.

Nesse primeiro contato, o profissional irá dar orientação e dicas de higiene oral para os pais e vai avaliar o desenvolvimento dos dentes, arcadas e gengivas da criança. O acompanhamento desde a infância promove a saúde oral e incentiva a criação de hábitos que evitam problemas bucais.

O profissional também vai indicar a frequência das consultas, recomenda-se que os intervalos entre os atendimentos seja de no máximo seis meses, para que o dentista possa acompanhar o crescimento dos dentes e prevenir qualquer doença. Continue lendo e descubra que doenças podem ser tratadas durante a consulta preventiva.

Qual a Importância da Consulta Preventiva?

Visitas regulares ao odontopediatra são essenciais para a saúde bucal e geral das crianças, já que a boca é uma porta de entrada para bactérias que podem causar infecções em outras partes do corpo, como a endocardite bacteriana, a qual vamos explicar em seguida.

Durante a consulta, o profissional verifica se existe alguma alteração na boca e faz a limpeza dos dentes. É nesse momento que o odontopediatra pode identificar, diagnosticar e tratar essas doenças. Algo de suma importância para garantir a saúde bucal e geral da criança.

Vamos ver quais são algumas das doenças que o odontopediatra pode identificar, diagnosticar e tratar? Confira a lista abaixo:

  • Cárie: um dos problemas mais recorrentes em crianças, a cárie é causada pelos ácidos produzidos após a ingestão de açúcares. Ela causa  a corrosão da dentina e do esmalte, podendo gerar infecções médias ou graves.
  • Gengivite: causada principalmente pela placa bacteriana, a gengivite é uma inflamação na gengiva. Pode causar inchaço, sensibilidade, vermelhidão e sangramento durante a escovação, em casos mais graves podem surgir bolsas de pus entre a gengiva e a dentição.
  • Endocardite bacteriana: a endocardite bacteriana é causada por microrganismos, como o Streptococcus viridans. Essas bactérias da boca podem entrar na corrente sanguínea através de pequenas lesões na gengiva ou nos dentes e viajar até o coração, onde podem causar danos aos tecidos cardíacos e, em casos graves, até mesmo a morte.
  • Placa bacteriana: muitas vezes, a placa pode passar despercebida, mas pode gerar diversas outras condições. Essa camada pegajosa e incolor, é formada por micro-organismos que estão presentes na nossa boca, mas o seu excesso pode causar grandes danos.
  • Bruxismo: caracterizado pelo ranger ou apertar os dentes durante o sono, o bruxismo pode causar desgaste e amolecimento dental, em casos mais graves pode gerar problemas ósseos, na gengiva e na articulação da mandíbula.

Agora que você sabe a importância das consultas com o dentista na rotina da criança, vamos descobrir por que as férias escolares são o momento ideal para isso. 

Por Que Aproveitar as Férias Escolares Para Levar a Criança ao Odontopediatra?

Durante as férias, os pequenos se preocupam mais com as brincadeiras do que com  os cuidados com a higiene bucal, a qual pode acabar ficando em segundo plano. É nesse momento de descanso que as crianças correm maior risco de fraturar os dentes devido a quedas e a brincadeiras

Por isso, é fundamental manter a rotina de consultas com o dentista. Esse tempo de folga é ideal para checar a existência de qualquer complicação e evitar possíveis problemas antes de reiniciar o ano escolar. 

Aproveite as Férias Escolares para Conhecer o Centro Vivir

Ao longo deste artigo, você pôde notar a importância do acompanhamento odontológico para crianças. É importante incentivar o cuidado bucal desde a infância e o Centro Vivir está aqui para oferecer o máximo de conforto e qualidade para seu filho.

Por isso, aproveite as férias escolares para levar seus pequenos para uma consulta com nossos especialistas em odontopediatria. Para conferir nossos serviços você pode visitar o nosso site ou entrar em contato conosco pelo nosso Whatsapp e agendar sua consulta. para levar seus pequenos para uma consulta.

centro-vivir-clinica-odontologica-em-pelotas

Centro Vivir – Clínica Odontológica Completa

Endereço: Rua Andrade Neves, 2222

Telefone e WhatsApp: (53) 3199-8990

Artigos relacionados

Excelente
Com base em 42 avaliações
Angela Regina Kappes Pineschi
Angela Regina Kappes Pineschi
25/06/2023
Sou de Curitiba e estávamos de passagem por Pelotas. Um braquete do aparelho descolou deixando o fio solto e machucando a boca da minha filha. Liguei em diversas clínicas e até fui em uma mas todas se recusaram a cortar o pedaço do fio. Os atendentes de diversas clínicas foram extremamente grosseiros dizendo que não podiam mexer no aparelho - mesmo eu explicando que era só cortar o fio é que eu me responsabilizaria. Eu já estava muito irritada e até ficando meio desesperada quando vi a clínica Vivir. Decidi ir até lá, expliquei a situação e pedi se alguém poderia cortar o fio. A dentista, dra. Cassia foi extremamente cortês e falou que com certeza cortaria o fio. Ainda disse: “imagina, não vamos deixar isso continuar a machucar ela”. Estou muito grata pela simpatia e acolhida que recebemos. A população de Pelotas está muito bem servida com uma profissional tão querida. Eu seria uma cliente fiel se morasse na cidade pois essa profissional se destaca neste meio! Muito obrigada Dra! Você e a sua equipe estão de parabéns!
Fernanda Leite
Fernanda Leite
12/05/2023
Melhor atendimento, desde a avaliação, negociação e recepção! Todos os profissionais são excelentes. Super recomendo.
Francini Quadros
Francini Quadros
04/05/2023
Ótimo atendimento Dr Cássia é um excelente profissional!
Tesde 1
Tesde 1
27/04/2023
Muito bom esse lente atendimento
Carla Noguez
Carla Noguez
22/03/2023
Atendimento top. Fui muito bem recebida pelas meninas na recepção e também pela Dra. Cássia e Dra.Karen... aguardando o resultado do procedimento realizado. Estou muito confiante
Antonio Soares
Antonio Soares
07/01/2023
Excelente atendimento aliando profissionalismo com carinhoso interesse pessoal. Se os demais profissionais da clínica forem do mesmo nível da odontóloga que me atendeu prestimosamente, posso assegurar ser a Vivir uma das melhores de Pelotas.
Maicon Duarte
Maicon Duarte
01/09/2022
Serviço e material de qualidade.
Rafaela Rodeghiero
Rafaela Rodeghiero
21/07/2022
Minha experiência foi a melhor, ótimos profissionais, atendimento é maravilhoso. Super recomendo

Siga-nos