O Que Fazer Para Eliminar Cáries? Descubra Aqui

Você já foi pesquisar na internet o que fazer para eliminar cáries e se deparou com diversas soluções caseiras e ficou se perguntando se realmente funcionavam? Apesar das várias respostas que você pode encontrar, só existe uma forma de realmente eliminar cáries, uma visita ao dentista.

Essa lesão, muito comum em crianças e adultos, causa dor, desconforto e, em casos mais graves, a perda do dente afetado. Contudo, o tratamento é rápido e pode ser realizado em uma única consulta ao dentista, evitando a progressão da cárie. 

Se você está interessado em conhecer mais sobre os diferentes tipos, causas e descobrir os tratamentos disponíveis para eliminar as cáries, continue lendo o nosso artigo e melhore sua saúde bucal.

Confira também: Aparelho Invisível: Conheça os Benefícios

Tipos de Cáries

Apesar do seu tratamento ser rápido e geralmente poder ser feito em uma única consulta, é importante ficar atento a alguns sintomas, como dor de dente, manchas marrom ou brancas na superfície do dente, sensibilidade e gengiva inchada ou dolorida, e procurar rapidamente o seu dentista para dar início ao tratamento.

O primeiro passo para eliminar cáries é descobrir em qual área do dente ela está localizada e o tipo de lesão você possui. Após isso, seu dentista vai definir o tratamento ideal para o seu caso. Logo abaixo você encontra os quatros tipos de cáries e suas localizações.

  • Coronária: a mais comum entre crianças e adultos, esse tipo de cáries geralmente se desenvolve na raiz dos dentes ou entre eles. É a mais fácil de ser tratada e identificada.
  • Radicular: esse tipo de cárie fica na região da raiz dos dentes, sendo mais comum em adultos e idosos, por causa da retração gengival. É um caso mais grave já que acontece mais rapidamente e provoca sintomas mais intensos.
  • Profunda: também chamada de aguda, esse tipo de cárie atinge a polpa dentária. Pode ser causada por uma lesão coronária que não foi tratada ou por uma pequena fissura que favoreça a entrada de microrganismos na região.
  • Recorrente: quando a cárie se manifesta no mesmo lugar diversas vezes a chamamos de recorrente. Ela aparece em locais com maior possibilidade de acúmulo de placa bacteriana, como áreas que já passaram por alguma restauração ou com próteses fixas.

Agora que você já sabe mais sobre as lesões cariosas, vamos entender o que provoca o seu aparecimento.

O Que Provoca Cáries?

As cáries são provocadas pelo excesso de bactérias presentes na boca e por restos de alimentos que não são removidos durante a escovação. Esse acúmulo dá origem às placas bacterianas que dão origem às lesões cariosas.

O consumo excessivo de alimentos ricos em açúcar, como bolos, doces ou biscoitos, facilita o desenvolvimento de Streptococcus mutans, a principal bactéria que provoca o surgimento das cáries.

Esses microrganismos produzem um ácido que corrói o esmalte dental e destrói os minerais que estão ali, favorecendo a quebra do dente e o surgimento de cáries e de outros problemas que podem afetar sua saúde bucal. Para descobrir como eliminar as cáries, continue lendo e saiba quais são os tratamentos disponíveis.

O Que Fazer Para Eliminar Cáries?

O primeiro passo para eliminar a cárie é consultar com o dentista. É nesse momento que ele vai verificar se existe algum indicativo da presença de cáries. Depois do diagnóstico e da identificação do local em que a cárie está, o dentista vai definir qual é a melhor forma de tratamento. 

Atualmente, existem 3 formas de eliminar cáries:

  1. Anestesia e broca: o mais conhecido entre eles, consiste em retirar todo o tecido lesionado, raspando a cárie com a broca e higienizando o local. Após a retirada, o dentista restaura o esmalte do dente.
  2. Laser ou gel Papacárie: uma forma simples, rápida e indolor, esse método consegue remover apenas a parte lesionada. É um tratamento menos invasivo, mas ainda é necessária a restauração do dente.
  3. Tratamento de canal: esse tratamento é indicado quando a cárie já está em um processo avançado, já tendo causado danos na polpa do dente. Ele consiste na remoção da polpa e, depois de limpo, o dente é preenchido e selado.

Não existe uma forma caseira de eliminar cáries, por isso, procure um especialista para realizar o procedimento com segurança.

o-que-fazer-para-eliminar-caries-paciente-na-clinica-odontologica-durante-a-operacao

Como Prevenir o Surgimento de Cáries?

A prevenção das cáries começa com uma higiene bucal adequada, esse hábito ajuda a evitar a formação de placas e promove a remoção de restos de comida entre os dentes. Indicamos que você escove os dentes ao menos 3 vezes ao dia, sendo uma dessas escovações antes de dormir.

Alguns outros cuidados para que você previna o surgimento de cáries:

  • Evitar o consumo de açúcar: evite e diminua a ingestão de alimentos ricos em açúcar e, após o seu consumo, lembre-se de escovar os dentes.
  • Utilizar creme dental com flúor: o uso do flúor é necessário para evitar o desgaste do esmalte dentário.
  • Passar o fio dental e enxaguante bucal: manter uma higiene bucal adequada é fundamental para evitar o surgimento de cáries.
  • Beber bastante água para promover a salivação: beber a quantidade certa de água ajuda na manutenção do pH bucal e na salivação, diminuindo assim as bactérias que causam as cáries.

Ao longo deste artigo, você pôde aprender sobre as causas e os tratamentos de um dos motivos mais comuns que levam as pessoas a consultas com dentistas. Além das dicas de prevenção que separamos para você, é essencial consultar regularmente o seu dentista para a realização da prevenção e avaliação.

Quer saber como o Centro Vivir pode auxiliar você nesse momento? Continue lendo e saiba mais sobre nós.

Cuide do Seu Sorriso no Centro Vivir

No Centro Vivir você encontra uma equipe especializada para garantir a sua saúde bucal com conforto e segurança. Agende sua consulta conosco e descubra como podemos ajudar você a cuidar do seu sorriso. Para saber mais sobre os nossos serviços, entre em contato pelo nosso site ou pelo nosso Whatsapp.

centro-vivir-clinica-odontologica-em-pelotas

Artigos relacionados

Excelente
Com base em 42 avaliações
Angela Regina Kappes Pineschi
Angela Regina Kappes Pineschi
25/06/2023
Sou de Curitiba e estávamos de passagem por Pelotas. Um braquete do aparelho descolou deixando o fio solto e machucando a boca da minha filha. Liguei em diversas clínicas e até fui em uma mas todas se recusaram a cortar o pedaço do fio. Os atendentes de diversas clínicas foram extremamente grosseiros dizendo que não podiam mexer no aparelho - mesmo eu explicando que era só cortar o fio é que eu me responsabilizaria. Eu já estava muito irritada e até ficando meio desesperada quando vi a clínica Vivir. Decidi ir até lá, expliquei a situação e pedi se alguém poderia cortar o fio. A dentista, dra. Cassia foi extremamente cortês e falou que com certeza cortaria o fio. Ainda disse: “imagina, não vamos deixar isso continuar a machucar ela”. Estou muito grata pela simpatia e acolhida que recebemos. A população de Pelotas está muito bem servida com uma profissional tão querida. Eu seria uma cliente fiel se morasse na cidade pois essa profissional se destaca neste meio! Muito obrigada Dra! Você e a sua equipe estão de parabéns!
Fernanda Leite
Fernanda Leite
12/05/2023
Melhor atendimento, desde a avaliação, negociação e recepção! Todos os profissionais são excelentes. Super recomendo.
Francini Quadros
Francini Quadros
04/05/2023
Ótimo atendimento Dr Cássia é um excelente profissional!
Tesde 1
Tesde 1
27/04/2023
Muito bom esse lente atendimento
Carla Noguez
Carla Noguez
22/03/2023
Atendimento top. Fui muito bem recebida pelas meninas na recepção e também pela Dra. Cássia e Dra.Karen... aguardando o resultado do procedimento realizado. Estou muito confiante
Antonio Soares
Antonio Soares
07/01/2023
Excelente atendimento aliando profissionalismo com carinhoso interesse pessoal. Se os demais profissionais da clínica forem do mesmo nível da odontóloga que me atendeu prestimosamente, posso assegurar ser a Vivir uma das melhores de Pelotas.
Maicon Duarte
Maicon Duarte
01/09/2022
Serviço e material de qualidade.
Rafaela Rodeghiero
Rafaela Rodeghiero
21/07/2022
Minha experiência foi a melhor, ótimos profissionais, atendimento é maravilhoso. Super recomendo

Siga-nos