Quais os Cuidados com os Primeiros Dentinhos dos seus Filhos?

Cuidar da saúde bucal desde a infância é fundamental para garantir um sorriso saudável ao longo da vida, mas você sabe quais os cuidados com os primeiros dentinhos dos seus filhos?

Neste artigo, abordamos a importância do cuidado com a saúde bucal desde a tenra idade, orientações sobre quando começar a cuidar dos dentes dos bebês e como realizar a escovação de forma adequada. Por isso, continue a leitura e saiba como cuidar da higiene bucal do seu filho.

Leia Também: 6 Dicas de Como Escovar os Dentes Corretamente

Importância do Cuidado com a Saúde Bucal do Bebê

O hábito de cuidar da saúde bucal deve começar ainda na infância e saber quais os cuidados com os primeiros dentinhos é essencial para os pais de primeira ou até segunda viagem. Além de serem essenciais para a mastigação, os dentes de leite também são importantes para o desenvolvimento da fala e para manter o espaço adequado para os dentes permanentes que virão mais tarde.

Além disso, a saúde bucal na infância está diretamente relacionada à prevenção de cáries e de outras complicações. Por isso, estabelecer uma rotina de cuidados desde cedo ajuda a criar hábitos saudáveis que serão levados para a vida inteira.

Haja vista, muitos pais se questionam sobre o momento certo de iniciar os cuidados com a higiene bucal dos bebês e o recomendado é iniciar a escovação assim que o primeiro dente do bebê nascer, por volta dos 6 meses. Agora que você já sabe a importância do cuidado com a saúde bucal do bebê, nos próximos tópicos, apresentamos quais os cuidados com os primeiros dentinhos.

Quais os Cuidados com os Primeiros Dentinhos?

A escovação dos dentes de leite requer técnicas especiais e cuidados específicos. Pensando nisso, nos próximos tópicos, você confere algumas dicas para realizar a escovação de forma eficaz e segura e saber como fazer a limpeza dos primeiros dentinhos do bebê. Leia e saiba mais.

quais-os-cuidados-com-os-primeiros-dentinhos-bebe-sorrindo-e-dedo-de-adulto-segurando-o-seu-queixo-para-mostrar-os-dentes
Saiba quais os cuidados com os primeiros dentinhos do seu bebê

1. Higienização inicial das gengivas

Antes do aparecimento dos dentes, a limpeza das gengivas é fundamental. Dessa forma, envolva o dedo indicador em um pano limpo ou gaze de algodão umedecida com água filtrada e esfregue suavemente as gengivas do seu bebê. 

2. Introdução da escova dental

Por volta dos 14 meses, quando os dentes de leite começam a sair, é hora de introduzir a escova dental. Escolha uma escova com cerdas macias e tamanho adequado à boca do bebê. Esta transição gradual permite que a criança se acostume com a ideia da escovação dental como parte de sua rotina diária.

3. Frequência adequada da escovação

Ao contrário do que se pensa, não é necessário escovar os dentes do bebê após cada refeição. Recomenda-se realizar a escovação pelo menos duas vezes ao dia, em horários que não interfiram no período de sono da criança. Manter uma frequência regular ajuda a prevenir a formação de placa bacteriana e de resíduos alimentares.

4. Técnica de escovação 

Ao escovar os dentes do bebê, realize movimentos circulares e retilíneos, paralelos à gengiva, tanto no lado interno quanto no lado externo dos dentes. Evite aplicar força excessiva e execute os movimentos lentamente. 

5. Uso adequado do creme dental

O uso de creme dental é uma parte importante da rotina de higiene bucal, mas deve ser introduzido com cuidado. Para bebês menores de três anos, a quantidade de creme dental deve ser mínima, equivalente a um grão de arroz cru.

O contato dos dentes de leite com o flúor pode começar a partir de sua erupção, mas a orientação do odontopediatra é fundamental para determinar o momento adequado, o tipo de creme dental e a frequência de uso.

6. Incentive a escovação dos dentes

Conforme a criança cresce, incentive ela a participar do processo de escovação. Isso não apenas desenvolve a independência, mas também torna a rotina mais divertida.

Cuidar dos primeiros dentinhos dos seus filhos é uma responsabilidade importante que contribuirá para o seu bem-estar bucal ao longo da vida. Além da escovação regular, é importante agendar a primeira visita ao odontopediatra assim que os primeiros dentes aparecerem. Por isso, continue a leitura e conheça o Centro Vivir.

Cuide da Saúde Bucal dos seus Filhos no Centro Vivir

Como você pôde notar, saber quais os cuidados com os primeiros dentinhos e adotar práticas simples de saúde bucal podem fazer toda a diferença desde cedo. À vista disso, cuide do sorriso do seu pequeno e promova seu bem-estar geral.

Sendo assim, para acompanhar todo o processo do seu bebê, o Centro Vivir está aqui. Quer saber mais? Acesse o nosso site ou entre em contato pelo Whatsapp e agende uma consulta. Estamos comprometidos em oferecer um atendimento personalizado, dedicado à saúde dos seus filhos.

centro-vivir-clinica-odontologica-em-pelotas

Artigos relacionados

Excelente
Com base em 42 avaliações
Angela Regina Kappes Pineschi
Angela Regina Kappes Pineschi
25/06/2023
Sou de Curitiba e estávamos de passagem por Pelotas. Um braquete do aparelho descolou deixando o fio solto e machucando a boca da minha filha. Liguei em diversas clínicas e até fui em uma mas todas se recusaram a cortar o pedaço do fio. Os atendentes de diversas clínicas foram extremamente grosseiros dizendo que não podiam mexer no aparelho - mesmo eu explicando que era só cortar o fio é que eu me responsabilizaria. Eu já estava muito irritada e até ficando meio desesperada quando vi a clínica Vivir. Decidi ir até lá, expliquei a situação e pedi se alguém poderia cortar o fio. A dentista, dra. Cassia foi extremamente cortês e falou que com certeza cortaria o fio. Ainda disse: “imagina, não vamos deixar isso continuar a machucar ela”. Estou muito grata pela simpatia e acolhida que recebemos. A população de Pelotas está muito bem servida com uma profissional tão querida. Eu seria uma cliente fiel se morasse na cidade pois essa profissional se destaca neste meio! Muito obrigada Dra! Você e a sua equipe estão de parabéns!
Fernanda Leite
Fernanda Leite
12/05/2023
Melhor atendimento, desde a avaliação, negociação e recepção! Todos os profissionais são excelentes. Super recomendo.
Francini Quadros
Francini Quadros
04/05/2023
Ótimo atendimento Dr Cássia é um excelente profissional!
Tesde 1
Tesde 1
27/04/2023
Muito bom esse lente atendimento
Carla Noguez
Carla Noguez
22/03/2023
Atendimento top. Fui muito bem recebida pelas meninas na recepção e também pela Dra. Cássia e Dra.Karen... aguardando o resultado do procedimento realizado. Estou muito confiante
Antonio Soares
Antonio Soares
07/01/2023
Excelente atendimento aliando profissionalismo com carinhoso interesse pessoal. Se os demais profissionais da clínica forem do mesmo nível da odontóloga que me atendeu prestimosamente, posso assegurar ser a Vivir uma das melhores de Pelotas.
Maicon Duarte
Maicon Duarte
01/09/2022
Serviço e material de qualidade.
Rafaela Rodeghiero
Rafaela Rodeghiero
21/07/2022
Minha experiência foi a melhor, ótimos profissionais, atendimento é maravilhoso. Super recomendo

Siga-nos