Qual a Idade para Nascer os Dentes Permanentes?

Você já se perguntou qual a idade para nascer os dentes permanentes? A troca da arcada dentária é um momento divertido para as crianças, mas pode ser um período preocupante para os pais. Afinal, esse momento pode afetar a saúde bucal do seu filho durante toda a vida adulta.

Pensando em responder as suas dúvidas em relação aos dentes permanentes, reunimos neste texto informações sobre esse momento de troca de dentição. Continue a leitura e confira. 

Confira também: Entenda Como Funciona o Aparelho Invisível

O que São Dentes Permanentes?

Também conhecidos como dentes de osso, a dentição permanente nos acompanha durante toda a vida. Sua formação começa quando nascemos e ficam dentro do maxilar, no saco dentário, onde vão se desenvolvendo durante a infância e a adolescência.

Quando os dentes de leite, também conhecidos como decíduos, caem e os dentes permanentes começam a surgir, os pais costumam acreditar que a dentição dos filhos está amarelando por causa da diferença na aparência entre eles.

Os dentes permanentes se diferenciam dos de leite em:

  • Aparência: são mais opacos do que os dentes de leite.
  • Tamanho: são maiores do que os dentes de leite.
  • Resistência: são mais fortes do que os dentes de leite.

Outra diferença da arcada dentária infantil e a permanente está em quantos dentes temos em cada uma. Logo abaixo, você descobre mais sobre o assunto.

Quantos Dentes Permanentes Temos?

A arcada dentária infantil é composta por 20 dentes, conforme o crescimento da criança. Essa dentição é trocada pela permanente, que é composta por 32 dentes que nascem em ordem decrescente.

Essa troca se inicia aos 6 anos e segue até a vida adulta. Continue lendo para saber, em detalhes, qual a idade para nascer os dentes permanentes. 

Qual é a Idade para Nascer os Dentes Permanentes?

A dentição permanente surge em uma ordem específica, porém a idade para nascer os dentes permanentes pode variar de pessoa para pessoa. Na maioria dos casos, a troca da arcada dentária infantil começa aos 6 anos de idade e termina entre os 17 e 21 anos, com o nascimento do dente do siso.

Para saber qual é a idade para nascer os dentes permanentes, confira a lista abaixo.

  • Incisivo central – 7 a 8 anos
  • Incisivo lateral – 8 a 9 anos
  • Caninos – 11 a 12 anos
  • Primeiro e segundo pré-molares: 10 a 12 anos
  • Primeiro molar – 6 a 7 anos
  • Segundo molar – 12 a 13 anos
  • Terceiro molar (dente do siso) – 17 a 21 anos

A dentição permanente pode demorar a nascer pela falta de espaço na arcada dentária ou porque a mandíbula da criança ainda não está bem desenvolvida para acomodar os dentes permanentes. 

No último caso, os dentes permanentes podem ficar presos ou nascer em posições incorretas, sendo necessária a intervenção de um odontopediatra ou de um ortodontista. 

qual-a-idade-para-nascer-os-dentes-permanentes-quatro-criancas-abracadas-sorrindo
A troca para dentição permanente começa aos 6 anos de idade

Cuidados com os Dentes Permanentes

Os dentes permanentes são mais fortes do que os dentes de leite, mas também são mais suscetíveis à cárie. Por isso, é importante manter uma boa higiene bucal para que eles durem a vida toda.

Confira algumas dicas para cuidar dos dentes permanentes:

  • escove os dentes duas vezes ao dia com uma escova macia e creme dental com flúor;
  • passe fio dental uma vez ao dia para remover a placa bacteriana e o tártaro dos espaços entre os dentes;
  • visite o dentista regularmente para exames e limpezas.

Apesar de ser um processo natural e esperado, a troca de dentição pode causar ansiedade nos pais. À vista disso, é importante manter consultas de rotina com o odontopediatra para garantir a saúde bucal dos pequenos.

E você sabe onde encontrar profissionais especializados em odontopediatria? Continue a leitura e descubra como o Centro Vivir ajuda você e os seus filhos durante o nascimento dos dentes permanentes.

Odontopediatria é no Centro Vivir

Durante a leitura deste texto, você pode descobrir qual a idade para nascer os dentes permanentes e as diferenças entre essa dentição e a infantil. Para ajudar os pais a passar por esse momento com mais tranquilidade, o Centro Vivir oferece uma equipe de profissionais qualificados em odontopediatria para acompanhar esse processo.
Entre em contato pelo nosso site ou pelo nosso WhatsApp e agende a consulta do seu filho hoje mesmo.

centro-vivir-clinica-odontologica-em-pelotas

Artigos relacionados

Excelente
Com base em 42 avaliações
Angela Regina Kappes Pineschi
Angela Regina Kappes Pineschi
25/06/2023
Sou de Curitiba e estávamos de passagem por Pelotas. Um braquete do aparelho descolou deixando o fio solto e machucando a boca da minha filha. Liguei em diversas clínicas e até fui em uma mas todas se recusaram a cortar o pedaço do fio. Os atendentes de diversas clínicas foram extremamente grosseiros dizendo que não podiam mexer no aparelho - mesmo eu explicando que era só cortar o fio é que eu me responsabilizaria. Eu já estava muito irritada e até ficando meio desesperada quando vi a clínica Vivir. Decidi ir até lá, expliquei a situação e pedi se alguém poderia cortar o fio. A dentista, dra. Cassia foi extremamente cortês e falou que com certeza cortaria o fio. Ainda disse: “imagina, não vamos deixar isso continuar a machucar ela”. Estou muito grata pela simpatia e acolhida que recebemos. A população de Pelotas está muito bem servida com uma profissional tão querida. Eu seria uma cliente fiel se morasse na cidade pois essa profissional se destaca neste meio! Muito obrigada Dra! Você e a sua equipe estão de parabéns!
Fernanda Leite
Fernanda Leite
12/05/2023
Melhor atendimento, desde a avaliação, negociação e recepção! Todos os profissionais são excelentes. Super recomendo.
Francini Quadros
Francini Quadros
04/05/2023
Ótimo atendimento Dr Cássia é um excelente profissional!
Tesde 1
Tesde 1
27/04/2023
Muito bom esse lente atendimento
Carla Noguez
Carla Noguez
22/03/2023
Atendimento top. Fui muito bem recebida pelas meninas na recepção e também pela Dra. Cássia e Dra.Karen... aguardando o resultado do procedimento realizado. Estou muito confiante
Antonio Soares
Antonio Soares
07/01/2023
Excelente atendimento aliando profissionalismo com carinhoso interesse pessoal. Se os demais profissionais da clínica forem do mesmo nível da odontóloga que me atendeu prestimosamente, posso assegurar ser a Vivir uma das melhores de Pelotas.
Maicon Duarte
Maicon Duarte
01/09/2022
Serviço e material de qualidade.
Rafaela Rodeghiero
Rafaela Rodeghiero
21/07/2022
Minha experiência foi a melhor, ótimos profissionais, atendimento é maravilhoso. Super recomendo

Siga-nos