Qual Idade a Criança Pode Usar Aparelho Ortodôntico? Saiba Aqui

Você já se pegou questionando em que momento seu filho pode começar a usar um aparelho ortodôntico? Essa é uma dúvida comum entre os pais e saber qual idade a criança pode usar aparelho ortodôntico é essencial.

Por isso, ao longo deste artigo, vamos explorar tudo o que você precisa saber sobre a idade recomendada para o uso de aparelhos ortodônticos em crianças e os benefícios de utilizá-lo na infância. Dessa forma, continue a leitura.

Leia também: Higiene bucal: os principais erros cometidos na escovação e como evitá-los

Quando as Crianças Precisam de Aparelho Ortodôntico?

Desde os primeiros dentinhos até a adolescência, os pais estão atentos à prevenção de problemas dentários que possam afetar o bem-estar geral de seus filhos. A atenção dedicada a esses cuidados vai além da estética do sorriso e reflete na qualidade de vida e na autoestima da criança.

Sabendo disso, diversos fatores podem influenciar o desenvolvimento da arcada dentária e da posição dos dentes, incluindo genética, hábitos de sucção, perda prematura de dentes de leite e até mesmo problemas respiratórios. Entre os casos mais comuns que podem levar à necessidade de aparelho ortodôntico estão: 

  • má oclusão: ocorre quando os dentes superiores e os inferiores não se encaixam corretamente.
  • dentição apinhada: quando há falta de espaço na boca para acomodar todos os dentes permanentes.
  • problemas de mordida: esses problemas envolvem mordida aberta, cruzada ou sobremordida.

Se você perceber qualquer um desses sinais na dentição do seu filho, é recomendável procurar um ortodontista para uma avaliação. Agora que você já sabe quais os casos que é recomendado o uso de aparelho ortodôntico, a seguir, vamos abordar qual idade a criança pode usar aparelho ortodôntico. Continue a leitura e confira.

qual-idade-a-crianca-pode-usar-aparelho-ortodontico-crianca-com-aparelho-ortodontico-sendo-examinada-pelo-dentista-no-consultorio
Entenda qual idade a criança pode usar aparelho ortodôntico

Qual Idade a Criança pode Usar Aparelho Ortodôntico?

Se você se preocupa com a saúde bucal dos seus filhos, deve se perguntar: qual idade a criança pode usar aparelho ortodôntico e quais os cuidados, não é mesmo? O recomendado é que a primeira avaliação ortodôntica seja realizada entre os 5 e 7 anos de idade ou assim que os primeiros dentes permanentes surgirem.

É comum surgir dúvidas sobre o tratamento em crianças e sobre como funciona o aparelho infantil, sendo assim, é importante ressaltar que existem dois tipos de aparelho e quem define o seu uso é o ortodontista. São eles: 

  • aparelho móvel: indicado a partir dos 5 anos, corrige problemas em crianças com dentição mista, movendo tanto os dentes quanto os ossos dos maxilares. 
  • Alinhadores invisíveis: recomendados entre 7 e 10 anos, oferecem conforto e estética, facilitando a alimentação e a higiene.
  • aparelho fixo: recomendado a partir dos 12 anos, ele alinha dentes e maxilares após a troca completa da dentição.

Vale ressaltar que o uso do aparelho ortodôntico na infância oferece diversos benefícios, como a correção de problemas estéticos e funcionais, a melhora da mastigação e a prevenção de complicações futuras. 

Se você identificou algum sinal de que seu filho pode precisar de um aparelho ortodôntico, não hesite em agendar uma consulta com um ortodontista. Lembre-se de que a Vivir oferece serviços e acompanhamento ortodôntico especializado para crianças. Continue a leitura e saiba mais.

O Centro Vivir cuida do Sorriso dos seus Filhos

Após descobrir qual idade a criança pode usar aparelho ortodôntico, saiba que no Centro Vivir entendemos a importância de um acompanhamento ortodôntico especializado para os pequenos. Por isso, oferecemos serviços personalizados, garantindo que cada passo do tratamento seja cuidadosamente planejado para o desenvolvimento saudável do sorriso do seu filho. 

Para saber mais sobre os nossos serviços, acesse nosso site ou entre em contato pelo Whatsapp e conte conosco para proporcionar as suas crianças a confiança e o sorriso radiante e saudável que ela merece.

centro-vivir-clinica-odontologica-em-pelotas

Artigos relacionados

Excelente
Com base em 42 avaliações
Angela Regina Kappes Pineschi
Angela Regina Kappes Pineschi
25/06/2023
Sou de Curitiba e estávamos de passagem por Pelotas. Um braquete do aparelho descolou deixando o fio solto e machucando a boca da minha filha. Liguei em diversas clínicas e até fui em uma mas todas se recusaram a cortar o pedaço do fio. Os atendentes de diversas clínicas foram extremamente grosseiros dizendo que não podiam mexer no aparelho - mesmo eu explicando que era só cortar o fio é que eu me responsabilizaria. Eu já estava muito irritada e até ficando meio desesperada quando vi a clínica Vivir. Decidi ir até lá, expliquei a situação e pedi se alguém poderia cortar o fio. A dentista, dra. Cassia foi extremamente cortês e falou que com certeza cortaria o fio. Ainda disse: “imagina, não vamos deixar isso continuar a machucar ela”. Estou muito grata pela simpatia e acolhida que recebemos. A população de Pelotas está muito bem servida com uma profissional tão querida. Eu seria uma cliente fiel se morasse na cidade pois essa profissional se destaca neste meio! Muito obrigada Dra! Você e a sua equipe estão de parabéns!
Fernanda Leite
Fernanda Leite
12/05/2023
Melhor atendimento, desde a avaliação, negociação e recepção! Todos os profissionais são excelentes. Super recomendo.
Francini Quadros
Francini Quadros
04/05/2023
Ótimo atendimento Dr Cássia é um excelente profissional!
Tesde 1
Tesde 1
27/04/2023
Muito bom esse lente atendimento
Carla Noguez
Carla Noguez
22/03/2023
Atendimento top. Fui muito bem recebida pelas meninas na recepção e também pela Dra. Cássia e Dra.Karen... aguardando o resultado do procedimento realizado. Estou muito confiante
Antonio Soares
Antonio Soares
07/01/2023
Excelente atendimento aliando profissionalismo com carinhoso interesse pessoal. Se os demais profissionais da clínica forem do mesmo nível da odontóloga que me atendeu prestimosamente, posso assegurar ser a Vivir uma das melhores de Pelotas.
Maicon Duarte
Maicon Duarte
01/09/2022
Serviço e material de qualidade.
Rafaela Rodeghiero
Rafaela Rodeghiero
21/07/2022
Minha experiência foi a melhor, ótimos profissionais, atendimento é maravilhoso. Super recomendo

Siga-nos