Você Sabe Quanto Tempo o Dente Permanente Demora para Nascer?

Quanto tempo o dente permanente demora para nascer? Essa é uma pergunta comum entre os pais de crianças em fase de troca de dentes.

A transição dos dentes de leite para os permanentes é um momento importante na vida de qualquer criança e de seus pais. Apesar de se divertirem exibindo as “janelinhas” em seus sorrisos, o momento de transição dentária deve ser observado de perto pelos pais, já que pode afetar seu filho para toda vida.

Neste artigo, vamos responder a essa pergunta e dar outras informações importantes sobre a transição dos dentes de leite para os permanentes. Continue lendo e saiba mais.

Confira também: Entenda Como Funciona o Aparelho Invisível

Dente de Leite e Dente Permanente, Quais as Diferenças?

Surgindo por volta dos seis meses, os dentes de leite ou decíduos, recebem seu nome pela cor esbranquiçada que assemelha a bebida. Além de proteger a gengiva das crianças durante a infância, eles servem de guia para os dentes permanentes, orientando a direção em que eles devem nascer. 

A arcada dentária infantil é menor que a adulta, sendo formada por 20 dentes de leite que costumam surgir até os 3 anos da criança. Os decíduos se diferem pelo tamanho menor, camada mais fina de esmalte, polpa volumosa e sulcos oclusais salientes.

Entre os 6 e 12 anos, a criança começa a perder os dentes de leite, dando lugar aos permanentes. A arcada adulta é mais espaçosa que a infantil, sendo formada por 28 ou 32 dentes, dependendo do dente siso, sua borda é serrilhada quando recém-erupcionados, mas essa característica tende a desaparecer com o tempo.

Esse período de nascimento e de transição de dentes pode ser complicado para as crianças. O surgimento dos dentes pode causar incômodo, dor e coceira na gengiva, por isso deve ser acompanhado de perto pelos pais. 

Ao perceber qualquer sinal anômalo, como demora no nascimento do dente, alterações na gengiva ou mau hálito, os pais devem levar a criança ao odontopediatra para verificar se está tudo certo com a saúde bucal dos filhos.

Continue lendo o texto para descobrir quanto tempo o dente permanente demora em média para nascer.

quanto-tempo-o-dente-permanente-demora-para-nascer-crianca-sem-um-dente-mostrando-o buraco-na-boca

Quanto Tempo o Dente Permanente Demora para Nascer?

Os primeiros dentes das crianças começam a cair por volta dos 6 anos e seguem, geralmente, a mesma ordem do nascimento. Primeiro os incisivos, seguidos pelos caninos até os pré-molares. Como a arcada infantil possui um espaço limitado, os dentes molares acabam por surgir durante a adolescência.

Assim como os decíduos surgem em um ordenamento único, os dentes permanentes nascem em uma ordem específica para garantir que os dentes da frente, que são os mais importantes para a fala e a mastigação, tenham espaço suficiente para se desenvolverem. 

O tempo normal do nascimento do dente permanente, após a queda do decíduo, é de 1 a 3 meses, mas existem fatores que podem atrasar o seu surgimento.

Ao cair fora do período ideal, por consequência de traumas ou de cáries, os dentes permanentes podem demorar a nascer. Nesses casos, o dente deve surgir só na época prevista, entre os 6 e 12 anos.

Como falamos acima, o período de nascimento do dente permanente pode variar com a forma e momento que o decíduo cai. Logo abaixo você entende o que fazer quando o dente permanente demora para crescer.

O Que Fazer Quando o Dente Permanente Demora para Crescer?

O dente de leite da criança caiu, mas o permanente não nasceu? Esse sinal de alerta deve ser levado a sério.

Apesar do período de nascimento do dente ser de 1 a 3 meses, existem casos em que a espera extrapola esse intervalo de tempo. Nessa situação a consulta com o dentista se faz necessária.

Ao levar o seu filho ao odontopediatra, o especialista vai poder analisar o que está causando essa demora no surgimento do dente permanente ao decorrer da consulta ou pedir exames, como a radiografia panorâmica, para entender o que está acontecendo no complexo dentomaxilar da criança.

Problemas como a anodontia, caracterizada pela  ausência congênita do dente, e a fibrose, um tecido gengival mais espesso, podem pedir tratamento para facilitar o surgimento do dente permanente e evitar problemas futuros, como o desalinhamento dental.

Os dentes tortos comprometem não só a estética, mas também a mastigação e a respiração, além de dificultar a higiene bucal.

Como você pode perceber durante a leitura deste texto, a transição dos dentes de leite para os permanentes é um processo natural e importante na vida de todas as crianças. No entanto, é importante que os pais estejam atentos ao tempo de nascimento dos dentes permanentes, pois atrasos podem indicar problemas de saúde bucal.

Para evitar problemas na saúde bucal do seu filho, é importante acrescentar consultas preventivas com o odontopediatra na rotina da criança. Você sabia que o Centro Vivir oferece serviços e tratamentos especializados para o seu filho? Continue lendo e saiba mais.

Agende a Consulta do Seu Filho no Centro Vivir

Durante a leitura deste texto, você pôde perceber a importância de ficar atento durante o período de nascimento dos dentes permanentes das crianças. Esse cuidado deve começar com o surgimento do primeiro dentinho do bebê.
Para você ficar tranquilo durante o tempo que o dente permanente demora para nascer, o Centro Vivir oferece profissionais qualificados para acompanhar o amadurecimento do seu filho.  Acesse o nosso site ou entre em contato pelo Whatsapp e agende uma consulta.

centro-vivir-clinica-odontologica-em-pelotas

Artigos relacionados

Excelente
Com base em 42 avaliações
Angela Regina Kappes Pineschi
Angela Regina Kappes Pineschi
25/06/2023
Sou de Curitiba e estávamos de passagem por Pelotas. Um braquete do aparelho descolou deixando o fio solto e machucando a boca da minha filha. Liguei em diversas clínicas e até fui em uma mas todas se recusaram a cortar o pedaço do fio. Os atendentes de diversas clínicas foram extremamente grosseiros dizendo que não podiam mexer no aparelho - mesmo eu explicando que era só cortar o fio é que eu me responsabilizaria. Eu já estava muito irritada e até ficando meio desesperada quando vi a clínica Vivir. Decidi ir até lá, expliquei a situação e pedi se alguém poderia cortar o fio. A dentista, dra. Cassia foi extremamente cortês e falou que com certeza cortaria o fio. Ainda disse: “imagina, não vamos deixar isso continuar a machucar ela”. Estou muito grata pela simpatia e acolhida que recebemos. A população de Pelotas está muito bem servida com uma profissional tão querida. Eu seria uma cliente fiel se morasse na cidade pois essa profissional se destaca neste meio! Muito obrigada Dra! Você e a sua equipe estão de parabéns!
Fernanda Leite
Fernanda Leite
12/05/2023
Melhor atendimento, desde a avaliação, negociação e recepção! Todos os profissionais são excelentes. Super recomendo.
Francini Quadros
Francini Quadros
04/05/2023
Ótimo atendimento Dr Cássia é um excelente profissional!
Tesde 1
Tesde 1
27/04/2023
Muito bom esse lente atendimento
Carla Noguez
Carla Noguez
22/03/2023
Atendimento top. Fui muito bem recebida pelas meninas na recepção e também pela Dra. Cássia e Dra.Karen... aguardando o resultado do procedimento realizado. Estou muito confiante
Antonio Soares
Antonio Soares
07/01/2023
Excelente atendimento aliando profissionalismo com carinhoso interesse pessoal. Se os demais profissionais da clínica forem do mesmo nível da odontóloga que me atendeu prestimosamente, posso assegurar ser a Vivir uma das melhores de Pelotas.
Maicon Duarte
Maicon Duarte
01/09/2022
Serviço e material de qualidade.
Rafaela Rodeghiero
Rafaela Rodeghiero
21/07/2022
Minha experiência foi a melhor, ótimos profissionais, atendimento é maravilhoso. Super recomendo

Siga-nos